Anúncio

Assinado contrato para os detectores dos instrumentos do ELT do ESO

20 de Junho de 2018

O ESO assinou um contrato com a empresa Teledyne Imaging Sensors, com sede na California, para a compra dos detectores necessários ao fabrico de três instrumentos a instalar no futuro Extremely Large Telescope do ESO (ELT), o qual se encontra atualmente em construção no cimo do Cerro Armazones, no Chile.

Este contrato assegura os detectores infravermelhos necessários ao fabrico dos olhos muito sensíveis do MICADO, HARMONI e METIS, instrumentos de vanguarda que permitirão aos astrónomos investigar galáxias no Universo primordial, estudar estrelas e gás em galáxias próximas e caracterizar exoplanetas com o maior telescópio do mundo a operar no óptico e infravermelho próximo.

O MICADO, Multi-Adaptive Optics Imaging Camera for Deep Observations, será a primeira câmara do ELT. Poderá também obter espectros, sendo ideal para obter espectros de objetos compactos, tais como supernovas. O design do MICADO nasceu de um desejo de elevada sensibilidade e resolução e resultará num instrumento com capacidades sem precedentes. Para a construção do MICADO será necessário combinar muitos dispositivos individuais num único detector enorme.

O HARMONI, High Angular Resolution Monolithic Optical and Near-infrared Integral field spectrograph, permitirá ao ELT capturar dados no infravermelho próximo usando espectroscopia de campo integral [1]. O design único e inovador do HARMONI torna muito fácil a sua calibração e operação e elevará a espectroscopia de campo integral a um novo patamar. O projeto HARMONI precisa também de muitos detectores que serão combinados em quatro mosaicos individuais.

O terceiro instrumento, o METIS, Mid-infrared ELT Imager and Spectrograph, necessita de cinco detectores mais pequenos, quatro dos quais serão configurados em mosaico, com o quinto a funcionar separadamente como uma câmara de alta velocidade. O poderoso espectrógrafo do instrumento permitirá aos astrónomos investigar as propriedades de exoplanetas, tais como os seus parâmetros orbitais, estrutura, temperatura e até a composição das suas atmosferas.

Os três instrumentos são o fruto de um extenso trabalho de desenvolvimento levado a cabo ao longo de muitos anos, tanto no ESO como no seio da comunidade mais alargada. Com a assinatura deste contrato, dar-se-á início à montagem dos núcleos sensíveis destes instrumentos de vanguarda, o que coloca o ESO mais perto de completar a construção do maior olho do mundo virado para o céu.

Notas

[1] Com espectroscopia de campo integral, o sinal de cada célula ou pixel do campo é levada até ao espectrógrafo, que seguidamente gera um espectro para cada pixel individual.