Anúncio

Oportunidades de financiamento no Chile (Anuncio de Oportunidades)

Pedido de propostas pelo Comité Conjunto do ESO e Governo do Chile

6 de Julho de 2020

De modo a desenvolver o programa de cooperação científica com o seu país de acolhimento, o ESO dispõe de um fundo que gere anualmente dedicado ao desenvolvimento de disciplinas relacionadas com astronomia e tecnologia no Chile. O painel, constituído por representantes do ESO e do governo chileno, através da Divisão de Energia, Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério de Negócios Estrangeiros e com a participação da Agência Nacional chilena para a Investigação e Desenvolvimento e da Sociedade Astronómica Chilena, avalia e selecciona os programas a serem apoiados por este fundo. Existem cinco áreas de apoio:

  • Fundos de apoio do ESO a programas pós-doutorais em astronomia a realizar em instituições académicas chilenas.
  • Fundos para visitas científicas longas, de um a três meses, de pós-doutorados, investigadores ou membros seniores da faculdade a instituições académicas.
  • Fundos para posições académicas na faculdade por períodos de até dois anos em instituições académicas chilenas.
  • Fundos para apoiar o desenvolvimento e a apresentação de programas educativos para o ensino e disseminação da astronomia no Chile.
  • Fundos para apoiar programas de desenvolvimento e construção de sistemas tecnológicos para a astronomia.
  • Fundos para apoiar o desenvolvimento da astronomia em áreas não cobertas pelas cinco categorias anteriores.

O Comité Conjunto do ESO e Governo do Chile considerará todas as propostas que contribuam para o desenvolvimento da astronomia no Chile, atribuindo fundos até um total aproximado de cerca de 450 milhões de pesos chilenos para 2020. Os critérios para atribuição de fundos levarão em linha de conta o mérito dos projetos, as prioridades estratégicas definidas pelo Comité, o acordo entre o montante pedido e a dimensão do projeto e o mérito dos candidatos.

Tenha em atenção que, devido às incertezas geradas pela evolução da pandemia de COVID-19 e o seu impacto nos projetos da segunda metade de 2020 e durante 2021, o Comité Conjunto decidiu implementar um número de medidas descritas no Pedido de Propostas do Comité Conjunto para 2020 (Anuncio de oportunidades 2020 com link abaixo).

As propostas têm que ser submetidas pelas instituições, sendo o prazo limite das candidaturas o dia 4 de Setembro de 2020, às 23:59 (hora do Chile).

As propostas devem ser escritas em inglês ou espanhol, usando o formulário disponível no link abaixo (o formulário existe apenas em espanhol).

Para mais informações sobre a submissão de propostas, queira por favor contactar o gabinete do Representante do ESO no Chile.

 

Links

Contactos

Claudio Melo
ESO Chile
Alonso de Córdova 3107, Vitacura
Santiago, Chile
Tel: +56 22 463 3032/ 22 463 3051
Email: cmelo@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann20019

Imagens

O Paranal ao nascer do Sol II
O Paranal ao nascer do Sol II