Anúncio

Operações científicas recomeçam no Paranal após interrupção devido à pandemia

18 de Setembro de 2020

As circunstâncias excepcionais impostas pela pandemia de COVID-19 levaram o ESO a suspender as operações científicas nos seus observatórios no final de Março. Neste momento temos o prazer de anunciar que operações científicas mínimas recomeçaram no Observatório do Paranal do ESO, no deserto chileno do Atacama, sob medidas rigorosas de saúde e segurança.

No seguimento de uma avaliação detalhada do desenvolvimento da pandemia e das restrições técnicas, de segurança e logística com ela associadas, a partir do início de Setembro, o ESO começou a restabelecer as operações no Paranal, local de acolhimento do Very Large Telescope (VLT). O recomeço tem sido gradual, com as observações a reiniciarem-se em apenas dois dos quatro Telescópios Principais de 8,2 metros do VLT (UTs). Os dois instrumentos que já se encontram em operação são o FORS2 montado no UT1, o nosso instrumento com mais procura, e o UVES, um espectrógrafo de alta resolução montado no UT2.

Apesar deste ser um passo importante, uma vez que a pandemia de COVID-19 ainda se mantém, a segurança dos nossos funcionários permanece fundamental. Como tal, um conjunto de medidas de saúde está a ser seguida tanto pelos funcionários que viajam para/do Paranal, como para os que aí se encontram a trabalhar. Estas medidas incluem o distanciamento físico obtido pelo rearranjamento dos espaços partilhados, a obrigatoriedade de uso de máscara quando o distanciamento físico não pode ser mantido e a permanência de um máximo de 30 pessoas no observatório em qualquer altura. O ESO criou também um horário de trabalho por turnos para todo o pessoal de modo a reduzir o risco de infeção e todos os dias leva a cabo controlos sanitários.

O recomeço das operações no APEX, colocado a 5000 metros de altitude no planalto do Chajnantor, a cerca de 500 km a nordeste do Paranal, está também a decorrer e o recomeço das observações científicas encontra-se iminente. O Observatório de La Silla, situado a cerca de 700 km a sul do Paranal, perto de La Serena na Região chilena de Coquimbo, permanece em modo seguro sem quaisquer observações científicas a decorrer.

Todos os observatórios do ESO permanecem encerrados a astrónomos visitantes e ao público. O ESO continuará a seguir de perto a evolução da pandemia no Chile para determinar quando será possível retomar mais operações. Adicionalmente, o ESO poderá reverter ao modo seguro no Paranal e no APEX se assim o julgar necessário. Para mais informações, queira por favor consultar o anúncio dirigido à comunidade científica sobre operações científicas mínimas.