Anúncio

O Calendário do ESO para 2021 já se encontra disponível

23 de Setembro de 2020

Um dos nossos produtos mais populares, o calendário do ESO, já se encontra disponível para o ano de 2021, podendo ser comprado na loja online do ESO e no Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO.

A capa do calendário apresenta uma bonita paisagem celeste de um objeto central relativamente desconhecido, Gum 15, uma nebulosa onde estrelas estão a nascer. A imagem mostra também um dos restos de supernova mais próximos da Terra, supernova esta que explodiu entre 11000 e 12300 anos atrás e se situa a 800 anos-luz de distância da nossa casa cósmica.

Para o mês de Março, temos a brilhante banda do arco da Via Láctea sobre as antenas do ALMA no planalto do Chajnantor. Uma das maternidades estelares mais próximas da Terra, a Nebulosa de Orion, foi escolhida para a imagem de Julho e o molde maciço de 3 toneladas do espelho secundário do  Extremely Large Telescope (ELT) é a "estrela" de Setembro. Finalmente, em Dezembro teremos a sensação que estar a acelerar em direção ao centro da nossa Galáxia, graças a uma técnica fotográfica inteligente usada numa observação da Via Láctea. Estes são apenas alguns dos destaques do Calendário do ESO para 2021, para ver todas as páginas individuais queira por favor consultar este link.

O calendário tem um total de 14 páginas e custa 9,50 euros na loja do ESO, mas o stock é limitado, por isso encomende rapidamente!