Anúncio

ESO celebra Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2022

11 de Fevereiro de 2022

Celebra-se hoje o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência das Nações Unidas. Este dia tem como objetivo promover o igual acesso à ciência a mulheres e raparigas, pretendendo-se assim recordar que também estas desempenham um papel fundamental nas comunidades científica e tecnológica, e que a sua participação deverá ser promovida. O ESO tem dado diversos passos importantes para a diversidade e inclusão de todos os géneros, em particular durante o ano passado, e irá organizar uma semana de atividades para celebrar este dia.

No mês de Outubro de 2021, e no âmbito do acordo entre o ESO e a ONU Mulheres assinado em 2020, o ESO começou a participar no programa Tu Oportunidad no Chile. Em parceria com a ONU Mulheres, o ESO deu início à formação de sete mulheres no Chile em técnicas astronómicas fundamentais, tais como o revestimento de grandes espelhos de telescópio, o que lhes permitirá expandir as suas oportunidades de emprego e ganhar experiência para trabalhar em grandes observatórios astronómicos. Adicionalmente, vários colegas do ESO no Chile juntaram-se a um programa de mentoria, LIQCAU, liderado pelas Universidades de Antofagasta, que se foca em aumentar a participação de mulheres em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, acrónimo do inglês).

O ESO encontra-se constantemente em busca de modos de tratar a diversidade e a inclusão num sentido mais lato, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, um dos quais é “atingir a igualdade de géneros e habilitar todas as mulheres e raparigas”. Por exemplo, o ESO promoveu a participação de astrónomas nos painéis que avaliam as propostas de observação para os telescópios do ESO, tendo recentemente conseguido atingir balanço entre géneros na sua composição. Adicionalmente, o ESO é um membro da rede GENERA, a qual pretende promover a colaboração entre organizações de investigação, associações e consórcios em todo o mundo, relativa a políticas de igualdade de géneros na Física, assim como estabelecer internacionalmente comunidades e projetos de Física.

De modo a estimular mulheres e raparigas a seguirem uma carreira em ciência, esta semana estamos a destacar no nosso ESOblog uma diversidade de empregos e percursos profissionais de mulheres que trabalham no ESO. Também nos nossos canais das redes sociais, temos estado a chamar a atenção para o dia-a-dia no trabalho de astrónomas e engenheiras.

O ESO participou igualmente na celebração do EIROforum do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, pedindo aos filhos de funcionários do ESO, assim como dos seus amigos e familiares, para serem criativos e celebrarem este dia submetendo um desenho alusivo ao tema Mulheres na Ciência. O EIROforum, do qual o ESO é um dos membros fundadores, é o fórum da Organização de Investigação Intergovernamental Europeia, que junta oito das maiores organizações de investigação da Europa.

Adicionalmente, no âmbito da celebração das mulheres na astronomia, o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO em Garching, Alemanha, transmite online uma palestra pública sobre exoplanetas organizada pelo vizinho Instituto Max Planck de Física Extraterrestre.

Num esforço de olhar para o futuro, o ESO levará a cabo revisões regulares de procedimentos, incluindo do recrutamento e do desenvolvimento de carreira, de modo a garantir que estes procedimentos sejam tão imparciais quanto possível. Em particular, pretendemos aumentar a visibilidade do ESO no seio da comunidade de jovens engenheiras ao manter estreito contacto com a Sociedade de Engenheiras. O ESO está também a preparar um Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão para ajudar a atrair trabalhadores/as mais diversos/as e continuar a promover um ambiente propício a todos e, em particular, às mulheres.

Links

Contactos

Francesca Primas
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6797
Email: fprimas@eso.org 

Michèle Peron
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6431
Email: mperon@eso.org 

Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann22003

Imagens

ONU Mulheres e ESO iniciam programa de formação para revestimento de espelhos astronómicos destinado a mulheres no Chile
ONU Mulheres e ESO iniciam programa de formação para revestimento de espelhos astronómicos destinado a mulheres no Chile