Anúncio

Conferência de imprensa do ESO para apresentar resultados sobre a Via Láctea obtidos pela colaboração Event Horizon Telescope

28 de Abril de 2022

O Observatório Europeu do Sul (ESO) e o projeto Event Horizon Telescope (EHT) darão uma conferência de imprensa para apresentar novos resultados sobre a Via Láctea obtidos pelo EHT.

  • Quando: Dia 12 de Maio às 14:00 (hora de Portugal Continental)
  • Onde: Auditório Eridanus, na Sede do ESO, em Garching bei München, Alemanha e online
  • O quê: Uma conferência de imprensa para apresentar resultados sobre a Via Láctea obtidos pelo EHT
  • Quem: O Diretor Geral do ESO fará a apresentação de abertura. O Diretor do Projeto EHT, Huib Jan van Langevelde, e o Diretor do Conselho e Fundador da Colaboração EHT, Anton Zensus, fará também algumas declarações. Um painel de investigadores do EHT explicarão os resultados e responderão a perguntas. O painel será composto por:
    • Thomas Krichbaum, Instituto Max Planck de Rádio Astronomia, Alemanha
    • Sara Issaoun, Center for Astrophysics | Harvard & Smithsonian, EUA, e Universidade de Radboud, Países Baixos
    • José L. Gómez, Instituto de Astrofísica de Andalucía (CSIC), Espanha
    • Christian Fromm, Universidade de Würzburg, Alemanha
    • Mariafelicia de Laurentis, Universidade de Nápoles “Federico II” e Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN), Itália 
  • RSVP: Este convite é dirigido a todos os representantes dos orgãos de comunicação social. Para participar na conferência, os interessados devem registar-se por meio deste formulário online até às 22:59 (hora de Portugal Continental) do dia 9 de Maio. Indique por favor se pretende participar de forma presencial ou online. Os jornalistas presentes no local terão prioridade na sessão de perguntas e respostas durante a conferência, embora os que participam de forma remota também possam enviar perguntas. É também possível fazer entrevistas individuais logo após a conferência. Todos os participantes da conferência de imprensa presencial deverão usar máscara.

A conferência será também transmitida em direto online no website do ESO e no canal YouTube do ESO. Haverá conferências de imprensa simultâneas organizadas em todo o mundo, incluindo em Washington D.C., Santiago do Chile, Cidade do México, Tóquio e Taipei.

Uma nota de imprensa do ESO será divulgada pouco depois do início da conferência, às 14:07 (hora de Portugal Continental). A nota de imprensa estará disponível em diversas línguas, incluindo o português, e conterá extenso material audiovisual de apoio.

Para mais informações e desenvolvimentos, queira por favor consultar a página web do Event Horizon Telescope em https://eventhorizontelescope.org.

O evento no YouTube

No seguimento da conferência de imprensa, o ESO organizará também um evento online para o público em geral no seu canal do YouTube: uma sessão ao vivo de perguntas e respostas, onde as pessoas terão a oportunidade de falar com outro painel de especialistas do EHT. Este painel será composto por:

  • Sera Markoff, Universidade de Amesterdão, Países Baixos
  • Michael Janssen, instituto Max Planck de Rádio Astronomia, Alemanha
  • Rocco Lico, Instituto de Astrofísica de Andalucía, Espanha
  • Roman Gold, Universidade Dinamarquesa do Sul, Dinamarca
  • Violette Impellizzeri, Universidade de Leiden, Países Baixos
  • Ziri Younsi, University College London, Reino Unido

Este evento no YouTube terá início às 15:30 (hora de Portugal Continental) e durará aproximadamente uma hora. Não é preciso nenhum registo para participar. Qualquer pessoa poderá colocar questões, quer no Twitter (#askEHTeu) quer usando os comentários no YouTube.

Mais informações

Membros dos meios de comunicação social, incluindo comunicação social online e emissoras, podem subscrever-se para receber o Boletim Informativo do ESO para os Media. Normalmente, este boletim divulga as notas de imprensa do ESO com 48 horas de antecedência relativamente ao lançamento público, incluindo os mais recentes vídeos e imagens do ESO, disponíveis para uso em documentários, filmes, notícias vídeo, etc. Para subscrever o Boletim Informativo do ESO para os Media, é necessário preencher este formulário.

Links

 

Contactos

Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Telm: +49 151 241 664 00
Email: press@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann22006

Imagens

Assessoria de imprensa do ESO
Assessoria de imprensa do ESO