Anúncio

Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da União Europeia visita o Paranal

4 de Maio de 2022

Hoje, Josep Borrell Fontelles, o Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da União Europeia, visitou o Observatório do Paranal do ESO. Borrell é o Vice-Presidente da comissão que se encarrega de coordenar a ação externa da União Europeia (UE), incluindo o estreitar das ligações entre a UE e outros países do mundo.

Durante a sua visita, Josep Borrell encontrou-se com Luis Chavarría, Representante do ESO no Chile, Bárbara Nuñez, Oficial de Relações Regionais do ESO, e Maxime Boccas, Diretor do Departamento de Manutenção, Apoio e Engenharia do Observatório do Paranal. Borrell fez-se acompanhar por León de la Torre, Embaixador da UE no Chile e por um comité da UE.

Esta visita ao Chile pretende apoiar colaborações económicas e científicas entre o Chile e os Estados Membros da União Europeia. O ESO é uma organização que ilustra bem esta cooperação, por exemplo, o Observatório e o Chile assinaram um acordo de cooperação científica e tecnológica para a construção e operação do Extremely Large Telescope do ESO, o maior telescópio óptico alguma vez construído.

O Observatório do Paranal do ESO situa-se no remoto deserto chileno do Atacama, 1200 km a norte da capital do Chile, Santiago, e a 2635 metros acima do nível do mar, o que proporciona aos astrónomos um dos céus mais escuros do planeta. O Observatório acolhe vários telescópios, entre eles o Very Large Telescope (VLT), o Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy (VISTA) e o VLT Survey Telescope.