Uma estrela guia

Um raio laser solitário atravessa a noite, lançado a partir do Telescópio Principal número 4 do Very Large Telescope do ESO, situado no Observatório do Paranal, no Chile. Podemos ver as duas Nuvens de Magalhães à esquerda do raio como manchas ténues e difusas sobre o fundo estrelado. A estrela particularmente brilhante à direita é Canopus, a segunda estrela mais brilhante do céu depois de Sirius.

Quando os telescópios observam as estrelas a partir da Terra, a radiação que colectam tem que atravessar camadas de atmosfera. O mesmo vapor de água e turbulência que faz com que as estrelas cintilem no céu, faz também com que as imagens fiquem desfocadas - e é aqui que entra a técnica conhecida por óptica adaptativa.

Os sistemas de óptica adaptativa usam sofisticados espelhos deformáveis para contrabalançar os efeitos negativos da nossa atmosfera. O laser ilumina o céu criando uma estrela artificial. Os astrónomos podem assim medir quanto é que esta estrela “falsa” cintila e depois corrigir esta distorção. Os telescópios que usam óptica adaptativa conseguem produzir imagens muito mais nítidas do que as produzidas por telescópios espaciais a determinados comprimentos de onda.

Será instalado no futuro European Extremely Large Telescope (E-ELT) um sistema de óptica adaptativa semelhante a este. O E-ELT contará com seis lasers, o que dará origem a imagens com uma qualidade ainda melhor num campo de visão muito maior - e dar-nos-á mais oportunidades de tirar fotografias tão bonitas como esta.

A imagem foi obtida a 4 de março de 2013 pelo Embaixador Fotográfico do ESO Julien Girard, um astrónomo que trabalha no ESO.

Créditos:

ESO/J. Girard (djulik.com)

Sobre a imagem

Id:potw1443a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:27 de Outubro de 2014 às 10:00
Tamanho:3372 x 5058 px

Sobre o objeto

Nome:Cerro Paranal, Large Magellanic Cloud, Small Magellanic Cloud, Very Large Telescope
Tipo:Solar System : Sky Phenomenon : Night Sky : Milky Way
Local Universe : Galaxy
Unspecified : Technology : Observatory : Telescope

Formatos de imagens

JPEG grande
4,1 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
340,6 KB
1280x1024
523,2 KB
1600x1200
708,2 KB
1920x1200
796,0 KB
2048x1536
1,0 MB