À procura de joias

Este rastro de estrelas foi capturado por cima do Observatório de La Silla do ESO, no deserto chileno do Atacama. Os rastros de estrelas têm origem na rotação da Terra; nesta exposição longa, as estrelas parecem circular em torno do pólo sul celeste. Quase irreconhecíveis são a Nebulosa Carina (uma mancha magenta brilhante no centro à esquerda) e a Grande e a Pequena Nuvens de Magalhães (manchas azuis no centro em cima e à direita, respetivamente).  

Apontados diretamente para o vórtice estrelado temos dois dos três telescópios BlackGEM, construídos e operados pelas Universidade Radboud, Netherlands Research School for Astronomy (NOVA) e KU Leuven. O terceiro telescópio à direita ainda estava a ser construído quando esta fotografia foi tirada, vendo-se por isso apenas uma plataforma sem cúpula. O BlackGEM está a ser testado, desde este mês, e irá ser eventualmente expandido para 15 telescópios, capazes de levar a cabo enormes rastreios do céu noturno.

O BlackGEM juntar-se-á a detectores tais como o LIGO e o Virgo na procura dos mais drásticos eventos no espaço, tais como a fusão de buracos negros e estrelas de neutrões. No seguimento da detecção de ondas gravitacionais pelo LIGO e Virgo originadas nestas colisões, o BlackGEM mapeará grandes regiões do céu à procura da radiacão visível emitida por estes eventos. Outras infraestruturas como o Very Large Telescope do ESO continuarão depois a seguir as medições do BlackGEM, ajudando assim os astrónomos a perceber melhor um dos fenómenos mais elusivos que ocorre no nosso Universo.

Créditos:

Zdeněk Bardon (bardon.cz)/ESO

Sobre a imagem

Id:potw2213a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:28 de Março de 2022 às 06:00
Tamanho:5000 x 3577 px

Sobre o objeto

Nome:BlackGEM
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory
Unspecified : Sky Phenomenon : Night Sky : Trail : Star

Formatos de imagens

JPEG grande
6,3 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
508,6 KB
1280x1024
812,2 KB
1600x1200
1,1 MB
1920x1200
1,3 MB
2048x1536
1,7 MB