O MUSE observa a Nebulosa de Orion

Esta sequência vídeo mostra como é que o novo instrumento MUSE instalado no Very Large Telescope do ESO observa a três dimensões a Nebulosa de Orion. Para cada zona desta região de formação estelar a radiação é separada nas suas componentes de cor - revelando em detalhe as propriedades químicas e físicas em cada pixel.

Durante a análise subsequente os astrónomos podem deslocar-se pelos dados e estudar diferentes vistas do objeto a diferentes comprimentos de onda, tal como se sintoniza uma televisão para os diferentes canais a diferentes frequências.

Este vídeo baseia-se num mosaico de muitos conjuntos de dados MUSE obtidos pouco depois da primeira luz do instrumento, no início de 2014. Em apenas duas horas e meia de observações foram obtidos 2,7 milhões de espectros - o que corresponde a uma impressionante taxa de 300 espectros por segundo. O conjunto total de dados contém 11 mil milhões de pixels.

Para criar a imagem a cores foram selecionadas três regiões diferentes do espectro - indicadas nas fatias do cubo de dados. Embora pareça impressionante, esta é apenas uma pequena fração da informação contida num conjunto completo de dados 3D do MUSE.

Créditos:

ESO/MUSE consortium/R. Bacon/L. Calçada

Sobre o vídeo

Id:eso1407c
Língua:pt
Data de divulgação:5 de Março de 2014 às 12:00
Notícias relacionadas:eso1407
Duração:29 s
Frame rate:30 fps

Sobre o objeto

Nome:M 42, Messier 42, MUSE, Orion Nebula
Tipo:Milky Way : Nebula : Type : Star Formation

Ultra HD (info)


HD


Large

QT grandes
5,1 MB

Medium

MPEG-1 médios
14,3 MB
Flash médios
5,1 MB

Small

QT pequenos
1,2 MB

For Broadcasters