Conheça Sgr A*: aproximação ao buraco negro central da nossa Galáxia

Esta sequência vídeo leva-nos até ao buraco negro (Sgr A*) que se encontra no centro da nossa Galáxia. Começamos com uma vista alargada da Via Láctea, mergulhando seguidamente nas densas nuvens de gás e poeira do nosso centro galáctico. Há décadas que as estrelas desta região são observadas com o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope do ESO, com a enorme atração gravitacional do buraco negro a distorcer as órbitas das estrelas mais próximas dele. Finalmente, chegamos ao local onde se encontra Sgr A*, tendo sido esta primeira imagem obtida pela Colaboração EHT. O buraco negro aparece-nos como uma região central escura, chamada sombra, rodeada por um anel de gás e poeira luminosos.

As várias imagens que usamos neste vídeo foram obtidas em alturas diferentes por equipas diferentes com infraestruturas diferentes e colocadas aqui em conjunto para obtermos este efeito zoom. As imagens vão desde os comprimentos de onda do visível, no início do infravermelho, até à imagem final obtida em ondas rádio.

 

Créditos:

ESO/L. Calçada, N. Risinger (skysurvey.org), DSS, VISTA, VVV Survey/D. Minniti DSS, Nogueras-Lara et al., Schoedel, NACO, GRAVITY Collaboration, EHT Collaboration (Music: Azul Cobalto)

Sobre o vídeo

Id:eso2208-eht-mwb
Língua:pt
Data de divulgação:12 de Maio de 2022 às 15:07
Notícias relacionadas:eso2208-eht-mw
Duração:52 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:Black hole
Tipo:Milky Way : Galaxy : Component : Central Black Hole

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters