O efeito Sunyaev-Zeldovich no protoenxame Teia de Aranha

Esta animação mostra como é que os fotões —partículas de luz — interagem com o gás quente no distante protoenxame em torno da galáxia Teia de Aranha.

Os fotões da radiação cósmica de fundo de microondas  — uma radiação vestígio do Big Bang — estão representados por traços de luz amarela-avermelhada que percorrem o espaço em direções aleatórias. As galáxias existem no seio de uma nuvem massiva de plasma, com electrões livres a movimentarem-se muito depressa no seu interior.

Os fotões da radiação cósmica de fundo interagem com os electrões do gás quente, ganhando um pouco de energia no processo. Como resultado, os seus comprimentos de onda, ou "cores" variam ligeiramente, o que mostramos aqui com os traços de luz azuis. É o chamado efeito Sunyaev-Zeldovich e os astrónomos utilizaram este efeito para estudar a distribuição de gás quente no protoenxame Teia de Aranha, com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA). A distribuição de gás quente medida é mostrada no final da animação como a nuvem azul sobreposta à imagem com as galáxias no fundo.

 

Créditos:

ESO/L. Calçada; Di Mascolo et al.; HST: H. Ford

Sobre o vídeo

Id:eso2304b
Língua:pt
Data de divulgação:29 de Março de 2023 às 17:00
Notícias relacionadas:eso2304
Duração:36 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:Spiderweb Galaxy
Tipo:Early Universe : Cosmology : Morphology : Large-Scale Structure

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters