Anúncio

Lançamento de Simetría, o projeto de ciência e arte do CERN-ESO

25 de Outubro de 2018

Simetría, um novo programa de intercâmbio Ciência e Arte, permite a artistas levarem a cabo trabalho artístico relacionado com astronomia e física das partículas em alguns dos centros de investigação científica mais importantes do mundo. A estadia nestes centros dá aos artistas a oportunidade de explorarem ideias científicas e conceitos tecnológicos ao mesmo tempo que trabalham em maneiras inovadoras de aumentar a sua expressão artística.

A artista chilena Nicole L’Huillier e o artista suíço Alan Bogana foram seleccionados por um júri  de especialistas em arte e ciência, de uma lista de nominações. Ambos os artistas serão convidados a passar uma temporada na Suíça no CERN, o laboratório europeu de física das partículas, e no Chile no Very Large Telescope (VLT) do ESO e no ALMA.

“Estou muito satisfeito por o VLT e o ALMA fazerem parte desta iniciativa, porque as artes e as ciências elevam o espírito e lembram-nos a importância de apreciarmos a dimensão da criatividade, curiosidade e descoberta que, de certo modo, nos define a todos e, por isso, não devem nunca ser esquecidas,” disse Claudio Melo, o Represente do ESO no Chile.

Simetría foi lançado com o apoio de Pro Helvetia Coincidencia, o programa de intercâmbio Suíça-América do Sul, e do Ministério da Cultura, Arte e Património do Chile, tratando-se de uma cooperação entre o programa Arts no CERN, ESO, ALMA e a Coorporación Chilena de Video.

Links

 

Contactos

Calum Turner
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: pio@eso.org

CERN Press Office
CH - 1211 Geneva 23
Suíça
Email: Press.Office@cern.ch

Sobre o anúncio

Id:ann18079

Imagens

Quatro lasers iluminam o Paranal
Quatro lasers iluminam o Paranal