Anúncio

A revista The Messenger tem um novo espaço digital

15 de Maio de 2023

Após quase meio século de publicação, a revista de ciência e tecnologia do ESO, The Messenger, está a dar um salto para o mundo digital, transformando-se numa publicação exclusivamente online. A mudança coincide com a publicação do novo número da revista, o 190º.

Lançada pela primeira vez em Maio de 1974, a revista The Messenger liga o ESO à sua vasta comunidade astronómica, fornecendo atualizações sobre desenvolvimentos científicos e tecnológicos, para além doutros desenvolvimentos relativos à organização. Para lá da comunidade do ESO, a revista partilha notícias interessantes sobre astronomia e atualizações sobre tecnologias relacionadas com um público mais vasto, incluindo decisores políticos, jornalistas, professores e astrónomos amadores, bem como cientistas de outras áreas do conhecimento.

Do mesmo modo que o seu âmbito e conteúdo evoluíram ao longo dos anos, também a forma como The Messenger chega aos seus leitores evoluiu. As edições digitais foram introduzidas pela primeira vez no início dos anos 2000 e, desde então, todo o arquivo foi colocado na base de dados da revista — desde 1974. Como resultado, os artigos publicados na revista The Messenger estão agora mais acessíveis e são mais do que nunca facilmente utilizáveis e rastreáveis.

Neste momento, atendendo a que os hábitos dos leitores continuam cada vez mais a deslocar-se para a internet, facto este que se acrescenta às atuais práticas de publicação de revistas e à importância cada vez maior que a sustentabilidade tem para o ESO, chegou a altura da The Messenger se tornar uma publicação exclusivamente online. Os leitores poderão agora encontrar tanto os números novos como os antigos desta revista histórica numa página web dedicada.

A mudança coincide com a publicação do mais recente número da revista The Messenger. O novo número 190 contém uma seleção especial de artigos que descrevem os vários rastreios que serão levados a cabo com o 4MOST (4-metre Multi-Object Spectroscopic Telescope), uma nova infraestrutura de rastreio espectroscópico de campo largo e de alta multiplexidade em construção para o VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) de 4 metros, instalado no Observatório do Paranal do ESO. Além disso, os leitores poderão familiarizar-se com os primeiros resultados do processo de Revisão Distribuída por Pares para propostas de observação introduzido no ESO o ano passado, bem como com os efeitos atuais que a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai teve nas observações realizadas no Observatório do Paranal.

Não quer perder nenhum número? Na página https://messenger.eso.org pode subscrever-se para receber diretamente no seu email uma cópia digital de cada edição.