Anúncio

O ESO e o SKAO assinam acordo de cooperação

24 de Julho de 2023

O ESO e o Square Kilometre Array Observatory (SKAO) assinaram um acordo de cooperação que abrange áreas como estratégia e governação, comunicações, relações internacionais, coordenação científica e sustentabilidade, diversidade e inclusão. O acordo foi assinado hoje na Sede do ESO em Garching, na Alemanha, pelo Diretor Geral do SKAO, Phil Diamond, e pelo Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons.

O SKAO é uma organização intergovernamental que tem por objetivo construir e operar radiotelescópios de vanguarda que ajudem a transformar a nossa compreensão do Universo. Existe, por conseguinte, uma sobreposição considerável entre os interesses do SKAO e do ESO, cuja missão consiste em conceber, construir e operar observatórios terrestres avançados e em promover a colaboração internacional no domínio da astronomia. De facto, o ESO e o SKAO têm mantido relações de estreita cooperação desde a criação do SKAO, com cientistas, engenheiros e administradores de ambas as organizações a colaborarem regularmente. Por exemplo, o ESO e o SKAO têm trabalhado em conjunto na sensibilização para a necessidade de proteger os céus escuros e silenciosos e têm também organizado workshops conjuntos, incluindo um, no início deste ano, relativo ao mapeamento dos céus meridionais com infraestruturas de ambas as organizações.

O novo acordo reforça esta colaboração, promovendo a coordenação estratégica dos planos a longo prazo do ESO e do SKAO, e estabelece um quadro para cooperação mútua e intercâmbio de informações entre o ESO e o SKAO, no que diz respeito à investigação científica, à investigação e desenvolvimento e às atividades comerciais. Mais especificamente, o acordo promove o intercâmbio de informações em domínios relativos aos desenvolvimentos técnicos e à comunidade científica em geral, bem como a cooperação em tecnologia, software, negócios e governação.

Links

Contactos

Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann23012

Imagens

Directores gerais do SKAO e do ESO assinam acordo de cooperação
Directores gerais do SKAO e do ESO assinam acordo de cooperação
Diretores gerais do SKAO e do ESO após a assinatura de um acordo de cooperação
Diretores gerais do SKAO e do ESO após a assinatura de um acordo de cooperação
Representantes do ESO e do SKAO na cerimónia de assinatura
Representantes do ESO e do SKAO na cerimónia de assinatura