Anúncio

Francesca Primas do ESO reconhecida por promover a igualdade de género

27 de Setembro de 2023

Francesca Primas, astrónoma do ESO, foi distinguida com o prémio inaugural Nancy Grace Roman Award da Sociedade Astronómica do Pacífico (Astronomical Society of the Pacific, ASP). Trata-se da primeira pessoa a receber este prémio, que foi introduzido este ano com o intuito de reconhecer um "indivíduo ou grupo de indivíduos pelas suas contribuições significativas para a promoção da igualdade de género e da inclusão na astronomia e áreas afins".

Francesca Primas é uma astrofísica de renome que investiga a evolução química da Via Láctea e das suas galáxias satélite. É também pioneira na promoção da igualdade de género na astronomia, em geral, e no ESO, em particular.

Há cerca de 15 anos, Francesca realizou um estudo sobre a situação das mulheres no ESO que tinha como objetivo avaliar a distribuição dos géneros na organização. Os resultados foram decepcionantes, tendo-se revelado que apenas 18% dos membros do pessoal eram mulheres. No entanto, estes resultados serviram de base para debate e futuras ações de promoção da diversidade, equidade e inclusão no ESO. Francesca Primas liderou grande parte deste trabalho, incluindo a co-fundação do Comité de Diversidade e Inclusão do ESO. Desde então, a percentagem de pessoal do sexo feminino aumentou para mais de 26%, sendo o objetivo do ESO aumentar ainda mais esta percentagem.

Francesca Primas foi também conselheira e depois presidente do Grupo de Trabalho sobre Mulheres na Astronomia da União Astronómica Internacional (IAU). Em particular, liderou o projeto AstroVoices da IAU, que deu a mais de 600 astrónomas e estudantes de mais de 60 países a oportunidade de partilhar a sua paixão pela astronomia, encorajando assim jovens raparigas a seguir este caminho.

Em 2022, Francesca foi nomeada Fellow do Conselho Internacional de Ciência, o qual reconhece indivíduos pelas suas contribuições excecionais para a promoção da ciência como um bem público global. Além disso, tem sido uma voz ativa na promoção da igualdade de género, organizando e participando em numerosos grupos de trabalho e painéis sobre este tema.

Primas receberá o seu prémio na Gala de Prémios da ASP, que decorrerá no dia 11 de Novembro, na área da Baía de São Francisco, na Califórnia, EUA.

Links

Contactos

Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann23015

Imagens

Francesca Primas
Francesca Primas