Anúncio

ESO e Chile celebram 60 anos de colaboração em astronomia

12 de Outubro de 2023

No dia 6 de Novembro de 1963, o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a República do Chile assinaram um acordo que deu início a uma cooperação em astronomia, a qual teve um enorme impacto a nível mundial. Esta relação permitiu a criação de observatórios únicos no deserto do Atacama, como La Silla, Paranal e ALMA, e o desenvolvimento de comunidades astronómicas fortes e descobertas científicas de vanguarda.

Ontem, o Conselho e o pessoal do ESO, juntamente com diplomatas dos Estados Membros do ESO, autoridades chilenas e comunidade científica, realizaram uma cerimónia nos gabinetes do ESO em Santiago — a primeira de várias celebrações para assinalar os 60 anos do acordo.

A história do Chile e do ESO encontra-se assinalada por vários marcos que foram fortalecendo esta parceria. O primeiro observatório estabelecido pelo ESO foi em La Silla, observatório este inaugurado em 1969 na região de Coquimbo, 600 km a norte de Santiago. É neste local que o ESO opera atualmente alguns dos telescópios óticos mais produtivos desta classe. Além disso, La Silla acolhe igualmente projetos internacionais que incentivam a colaboração, a investigação de alto nível e a formação de novos profissionais.

Em 1996, o ESO e o Chile assinaram um acordo suplementar através do qual foi concedido tempo de observação garantido nos telescópios do ESO a instituições científicas chilenas. Foi também criado o Comité Conjunto ESO-Chile para gerir um fundo anual competitivo que contribui para o desenvolvimento da astronomia, das tecnologias relacionadas e da divulgação a nível nacional e regional no Chile.

Em 1999, foi inaugurado o Observatório do Paranal do ESO, que acolhe o Very Large Telescope (VLT) do ESO, na região de Antofagasta, no norte do Chile. O VLT, que completou recentemente 25 anos, é a infraestrutura emblemática do ESO para a astronomia terrestre nesta era, sendo o telescópio ótico mais avançado do mundo.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), situado no planalto do Chajnantor, a 50 km de San Pedro de Atacama, foi inaugurado há 10 anos. O ALMA é o maior radiotelescópio do mundo e uma colaboração astronómica global operada conjuntamente pelo ESO e pelos seus parceiros internacionais da América do Norte e do Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA celebra este ano 10 anos de operações científicas.

Estes observatórios fornecem-nos uma enorme quantidade de dados astronómicos, os quais têm permitido levar a cabo importantes descobertas científicas, que deram, inclusivamente, origem a vários prémios Nobel.

Adicionalmente, o ESO está atualmente a construir o Extremely Large Telescope (ELT) no Cerro Armazones, perto do Paranal. Espera-se que este telescópio inicie as suas operações científicas antes do final desta década. O ELT será o maior telescópio ótico do mundo, continuando a reforçar os laços com o Chile e transformando a nossa compreensão do Universo.

As celebrações destes 60 anos de cooperação incluirão também eventos para as comunidades locais. No dia 4 de Novembro, a Fundação das Orquestras Juvenis e Infantis do Chile (FOJI) tocará em La Serena uma nova peça musical composta em honra do Observatório de La Silla. Esta peça resulta de uma colaboração entre o ESO e a FOJI ao longo dos últimos 12 meses, incluindo visitas dos seus músicos aos observatórios e reuniões entre os músicos e a equipa do ESO.

Contactos

Francisco Rodriguez
ESO Chile Press Officer
Santiago, Chile
Email: francisco.rodriguez@eso.org

Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org

 

Sobre o anúncio

Id:ann23016

Imagens

Oradores na cerimónia dos 60 anos do ESO-Chile nos gabinetes do ESO em Santiago
Oradores na cerimónia dos 60 anos do ESO-Chile nos gabinetes do ESO em Santiago
O Diretor Geral do ESO e a Ministra da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile
O Diretor Geral do ESO e a Ministra da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile
Presidente do Conselho do ESO na cerimónia dos 60 anos do ESO no Chile
Presidente do Conselho do ESO na cerimónia dos 60 anos do ESO no Chile
Público na cerimónia dos 60 anos do ESO no Chile
Público na cerimónia dos 60 anos do ESO no Chile
Voluntários na cerimónia dos 60 anos do ESO no Chile
Voluntários na cerimónia dos 60 anos do ESO no Chile