Anúncio

Cápsula do tempo enterrada no Extremely Large Telescope do ESO

16 de Outubro de 2023

Na semana passada, foi enterrada uma cápsula do tempo comemorativa do pessoal, da ciência, da tecnologia do ESO, assim como da cooperação entre o ESO e o Chile, durante uma cerimónia que se realizou no local de construção do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, no Cerro Armazones, no deserto chileno do Atacama.

A cápsula foi selada na cerimónia de colocação da primeira pedra, em 2017, quando se iniciou a construção do futuro "maior olho do mundo virado para o céu". Servindo como mensagem simbólica para as gerações futuras, a cápsula contém recordações das autoridades chilenas, incluindo uma placa da então Presidente do Chile, Michelle Bachelet Jeria, sobre a abertura dos céus do país às perguntas de todo um planeta, bem como desenhos de crianças chilenas sobre o Universo, os telescópios do ESO e as paisagens do norte do Chile. A cápsula inclui ainda mosaicos de fotografias do pessoal do ESO e um exemplar dum livro que descreve os futuros objetivos científicos do telescópio [1]. A cobrir a cápsula está um hexágono gravado em Zerodur®, um modelo à escala de um quinto de um dos segmentos do espelho primário do ELT.

Na semana passada, membros do Conselho do ESO e pessoal do ESO visitaram o local do ELT para enterrar a cápsula na parede da cúpula do ELT, num evento liderado pela Presidente do Conselho do ESO, Linda Tacconi (Alemanha), e pela Vice-Presidente Mirjam Lieshout-Vijverberg (Países Baixos). Num evento separado, realizado alguns dias mais tarde, um segundo grupo de membros do Conselho, liderado por Rafael Bachiller (Espanha) e Jan Buriánek (República Checa), colocou uma placa comemorativa na parede onde a cápsula ficou enterrada.

Recentemente, a construção do ELT ultrapassou os 50% de conclusão, estando assim a caminho de iniciar as suas operações científicas no final desta década. Este marco acontece no ano em que o ESO e o Chile comemoram os seus 60 anos de parceria, parceria esta que permitiu a criação de observatórios únicos no deserto de Atacama e o desenvolvimento de uma forte comunidade científica.

Sendo o maior telescópio ótico e infravermelhos do mundo, o ELT irá alterar a nossa compreensão do Universo. Os seus objetivos científicos vão desde o Sistema Solar até aos limites do Universo observável, incluindo exoplanetas, buracos negros e as primeiras estrelas e galáxias. Este telescópio irá procurar respostas para algumas das maiores questões em aberto na astronomia: existirá vida noutros locais do Universo? Qual é a natureza da matéria escura e da energia escura? Serão as leis da natureza universais? Esta infraestrutura poderá também responder a questões ainda desconhecidas — quem sabe o que o ELT terá já descoberto quando esta cápsula for aberta?

Nota