A cantar até à Sede do ESO

 

 

 

Flying through the snow,
And zipping through the air,
O’er the fields we go,
To ESO's home, we dare,
Bells on soundtracks ring,
Making spirits bright,
What fun it is to fly and sing,
A festive song tonight.

 

(Letra de Jingle Bells traduzida livremente para português)

 

A neve já chegou,

A noite é especial,

A Sede do ESO

Espera-nos pró Natal.

Uma estrela cintilante,

O céu fará brilhar,

Ilumina-nos o caminho,

P'ra podermos celebrar.

 

 

Junte-se a nós enquanto cantamos durante todo o caminho até à Sede do ESO coberta de neve, em Garching, na Alemanha, com este vídeo tirado por um drone no início de Dezembro. 

Apesar do dia de hoje se mostrar bastante calmo, normalmente a Sede do ESO costuma estar repleta de cientistas, engenheiros e pessoal administrativo que trabalham em harmonia em todos os aspetos da investigação astronómica, desde a conceção e desenvolvimento de telescópios até ao arquivo e análise de dados. E, como é óbvio, o departamento de comunicação ocupa-se de tudo o que diz respeito à visibilidade para o exterior do trabalho aqui realizado.

O pessoal do ESO trabalha em edifícios especialmente concebidos e premiados, que, embora por vezes confusos de navegar, contêm uma riqueza de pormenores. Nos pontos onde se encontram, os edifícios circulares planos rodeiam um pátio circular com um diâmetro de exatamente 8,2 metros — o tamanho dos espelhos do Very Large Telescope no Observatório do Paranal. Do mesmo modo, o edifício técnico — o edifício cilíndrico escuro que vemos ao fundo — tem um diâmetro de 39,3 metros, o que corresponde ao tamanho do espelho primário do Extremely Large Telescope.

O Planetário & Centro de Visitantes que acompanha a Sede, aparece-nos, visto de cima, como duas estrelas em órbita uma da outra — um sistema em que uma das estrelas "rouba" matéria à outra, o que fará como que esta estrela sofra uma morte explosiva sob a forma de supernova. É, portanto, muito apropriado que este Centro se chame Supernova do ESO.

Enviamos os nossos sinceros agradecimentos e votos de Boas Festas ao pessoal do ESO que trabalha neste dia, mantendo a Sede do ESO e os seus observatórios e locais no Chile aconchegantes e a funcionar. A todos os que estão perto e longe, em casa ou fora dela, desejamos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Créditos:

ESO

Directed & Edited by: Angelos Tsaousis.
Web and technical support: Gurvan Bazin and Raquel Yumi Shida.
Music: Jon Kennedy – A Child Is Born.
Footage and photos: ESO, Angelos Tsaousis.

Sobre o vídeo

Id:potw2352a
Língua:pt
Data de divulgação:25 de Dezembro de 2023 às 06:00
Duração:02 m 15 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:ESO HQ Garching
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Facility

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters