Múltiplas vistas da região da Nebulosa da Chama obtidas pelo DSS2, VISTA e APEX

Este vídeo mostra a Nebulosa da Chama e seus arredores a diferentes comprimentos de onda da luz.

A primeira imagem foi criada a partir de fotografias obtidas no visível no âmbito do Digitized Sky Survey 2 (DSS2). A segunda imagem foi obtida no infravermelho com o telescópio VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) do ESO no Observatório do Paranal no Chile. Por fim, observações rádio levadas a cabo com o instrumento SuperCam montado no APEX (Atacama Pathfinder Experiment), situado no planalto do Chajnantor no Chile e operado pelo ESO, foram colocadas por cima da imagem VISTA.

A Nebulosa da Chama é a estrutura grande situada no lado esquerdo. A estrutura mais pequena à direita trata-se da nebulosa de reflexão NGC 2023. Em cima e à direita da NGC 2023, temos a icónica Nebulosa da Cabeça de Cavalo. Os três objetos fazem parte da nuvem de Orion, uma estrutura de gás gigante situada a uma distância da Terra que varia entre 1300 e 1600 anos-luz.

As observações rádio foram levadas a cabo no âmbito do rastreio ALCOHOLS (APEX Large CO Heterodyne Orion Legacy Survey), que observou a radiação emitida pelo monóxido de carbono, CO, nas nuvens de Orion, de modo a poder mapear maternidades estelares. As cores indicam a velocidade do gás, com  com as nuvens vermelhas no fundo a afastarem-se mais depressa do que as amarelas em primeiro plano.

Créditos:

ESO; Th. Stanke; J. Emerson/VISTA. Acknowledgement: Cambridge Astronomical Survey Unit; Digitized Sky Survey 2. Acknowledgment: Davide De Martin

Sobre o vídeo

Id:eso2201a
Língua:pt
Data de divulgação:4 de Janeiro de 2022 às 17:00
Notícias relacionadas:eso2201
Duração:25 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:Flame Nebula, Horsehead Nebula, NGC 2023
Tipo:Milky Way : Nebula : Appearance : Emission

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters